Muitas pessoas confundem escrever corretamente com utilizar um português formal e cheio de arcaísmos. É preciso desfazer essa confusão. Aliás, muita gente acaba cometendo erros gramaticais exatamente por recorrer, desnecessariamente, a formalismos.

Dito isso, vale destacar que redigir respeitando as regras da língua é fundamental para quem quer ter sucesso na carreira. Abaixo listo três prejuízos que erros de português podem trazer para sua carreira:

1) Perda de credibilidade

Textos mal escritos e cheios de erros denotam desleixo e falta de preparo. Isso pode acabar com sua imagem no mercado, mandando embora oportunidades de crescimento.

2) Problemas de comunicação

Erros gramaticais podem gerar ruídos na comunicação entre você e seus colegas e superiores, criando mensagens ambíguas ou deturpadas. Isso vale, especialmente, para o caso da pontuação. Veja:

ex¹: Não esquece! (Trata-se de algo importante que deve ser lembrado de qualquer forma).

ex²: Não, esquece. (Refere-se a algo sem importância e que pode ser deixado de lado).

Neste texto AQUI, você vai encontrar 10 dicas para uma boa redação.

3) Propagação de erros

Muitas vezes, erros passam de texto em texto e vão sendo tomados como acertos. É aquela velha história de que uma mentira contada mil vezes se torna verdade. Um exemplo clássico é “em anexo”. Já escrevi um texto sobre porque essa construção está errada. Vale relembrar!

É importante não só que você escreva corretamente, mas que contribua para a não propagação de erros comuns. Então, se você se deparar com textos mal escritos, ajude seu colega a também melhorar a redação.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na línguahttp://eepurl.com/b5exUr

Veja mais no nosso canal do Youtubehttps://goo.gl/VhBR7o

Curta nossa página no Facebookhttps://www.facebook.com/portuguesdicas/

Compartilhe este texto: