Clube do Português

Língua portuguesa para produtores de conteúdo

5 figuras de linguagem super úteis para seu texto

As figuras de linguagem são comuns nos textos literários

Figuras de linguagem são construções que contribuem para dar mais expressividade à escrita. Elas são muito utilizadas nos textos literários, mas também podem ser muito úteis na hora de escrever uma redação. Neste post, separei 5 delas para você conhecer melhor.

PAUSA:Antes de continuar a leitura, vale a pena você dar uma olhada no artigo que produzimos sobre os 5 objetivos de um texto. Leia e volte aqui. Seu estudo ficará muito mais completo.

1) Metonímia

É a substituição da parte pelo todo. Ela ocorre, por exemplo, quando trocamos o autor pela obra.

ex¹: Li muito Machado de Assis nos tempos de colégio.

ex²: Nada melhor do que ler um Graciliano Ramos em um dia de chuva.

2) Perífrase

Trata-se da substituição de um nome por uma característica dele.

ex¹: A Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro) sediou os primeiros Jogos Olímpicos da história da América do Sul.

ex²: O terrorismo tem abalado o velho continente (Europa).

3) Eufemismo

Consiste em suavizar a linguagem, principalmente para evitar expressões desagradáveis.

ex¹: Podemos dizer que ele não era bem provido de beleza (era feio).

ex²: Infelizmente, ele não resistiu ao acidente e descansou (morreu).

4) Hipérbole

É um uso intencional de uma expressão exagerada para dar ênfase a uma ideia.

ex¹: Ele caminhou meio mundo para chegar até aqui.

ex²: Depois do término do namoro, Maria chorou rios.

5) Silepse

Ocorre quando a concordância é realizada não com a palavra em si, mas com o ideia que se quer passar.

ex: Os empregados precisamos reagir aos abusos dos patrões. (O autor se inclui entre os empregados)

Gostou? Outra figura de linguagem que já foi abordada aqui é a elipse. Veja mais no vídeo.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

1. ANTONIA EDILENE SILVA BARBOSA

dezembro 22, 2016 at 10:03 am

Maravilhoso , esse um joinha.