Descrição da imagem: fundo de liso onde está escrito: “Vírgula: adjunto adverbial deslocado”.

Veja o trecho retirado de uma matéria do G1 (site brasileiro de notícias):

A Polícia Federal realizou neste domingo (6) operações em pelo menos 8 estados para combater fraudes contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana. Foram cumpridos mandados de prisão, mas até a última atualização desta reportagem a PF ainda não tinha informado quantas pessoas foram presas.

Nele há dois erros de uso vírgula que estão relacionados à inversão da ordem direta do discurso.

RELEMBRANDO: Ordem direta = Sujeito + Verbo + Complemento Verbal ou Sujeito + Verbo de ligação + Predicativo. 

Vamos analisar agora cada um dos períodos que compõem esse parágrafo.

PERÍODO 1: A Polícia Federal realizou neste domingo (6) operações em pelo menos 8 estados para combater fraudes contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana.

Perceba que há uma inversão ordem direta e o adjunto adverbial “neste domingo” foi deslocado para o início da frase. Nesse caso, ele deveria estar separado por vírgulas.

CORRIGINDO: A Polícia Federal realizou, neste domingo (6), operações em pelo menos 8 estados para combater fraudes contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana.

Agora, vamos à análise do segundo período.

PERÍODO 2: Foram cumpridos mandados de prisão, mas até a última atualização desta reportagem a PF ainda não tinha informado quantas pessoas foram presas.

Mais uma vez, temos uma inversão da ordem direta e o adjunto adverbial “até a última atualização desta reportagem” foi deslocado para o início da segunda oração. Assim, como dito anteriormente, ele deveria estar

CORRIGINDO: Foram cumpridos mandados de prisão, mas, até a última atualização desta reportagem, a PF ainda não tinha informado quantas pessoas foram presas.

OBS: A vírgula antes de “mas” está corretamente aplicada, pois sempre há vírgula antes das conjunções adversativas.

Veja mais:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
http://eepurl.com/b5exUr

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues 

Conheça os benefícios de uma boa revisão de texto –http://clubedoportugues.com.br/revisao-de-texto/

Veja mais no nosso canal do Youtubehttps://goo.gl/VhBR7o

Compartilhe este texto: