Análise sintática na prática

O objetivo deste texto é mostrar o passo a passo de uma análise sintática. Vamos lá!

PERÍODO: As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

1º PASSO: Identificar o número de orações

Para fazer isso, é necessário encontrar os verbos.

As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Identificamos dois verbos. Ou melhor, uma locução verbal (poderão fazer) e um verbo (condiciona).

2º PASSO: Analisar cada oração separadamente

ORAÇÃO 1As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares.

Toda oração é formada por um sintagma nominal e outro verbal. Grosso modo, sintagma é um conjunto de termos gramaticais inter-relacionados.

Nesse caso, temos:

Sintagma nominal: As redes estaduais;

Sintagma verbal: poderão fazer adaptações preliminares.

Sujeito: As redes estaduais

Núcleo do sujeito: redes

Adjunto adnominais: ‘as’ e ‘estaduais’.

Predicado verbal: poderão fazer adaptações preliminares.

Núcleo do predicado: poderão fazer (locução verbal transitiva direta)

Objeto direto: adaptações preliminares

Núcleo do OD: adaptações

Adjunto adnominal: preliminares.

ORAÇÃO 2: O Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sintagma nominal: O Ministério da Educação

Sintagma verbalcondiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sujeito: O Ministério da Educação

Núcleo do sujeito: Ministério;

Adjuntos adnominais: ‘o’ e ‘da Educação’;

Predicado verbalcondiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Núcleo do predicado: condiciona (verbo transitivo direto e indireto);

Objeto direto: a implementação de pontos da reforma;

Núcleo do OD: implementação;

Adjunto adnominal: a

Complemento nominal: de pontos da reforma;

Objeto indireto: à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).;

Núcleo do OI: conclusão.

Complemento nominal: da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

E a conjunção?

Você deve ter percebido que, na análise, não aparece a locução conjuntiva “já que”. Isso ocorre, porque as conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática.

Contudo, a conjunção tem um papel fundamental para identificar a relação entre as orações. Vejamos.

PERÍODO: As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares [ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA] , já que  o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA].

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