A grafia do substantivo, que se refere ao procedimento cirúrgico para extração de um feto por meio de um corte, é "cesárea", com "e". ✔ Muitos acreditam que o vocábulo seja escrito com "i" por fazerem uma associação com seu sinônimo "cesariana". ✔ Ex1: A médica que faria a cesárea da minha irmã precisou viajar. Ex2: A médica que faria a cesariana da minha irmã precisou viajar. ✔ A palavra vem do latim "caedere", que significa cortar. Já a crença popular associa a origem do vocábulo ao imperador romano Júlio César, que teria nascido por meio desse tipo de cirurgia. ✔ ☡ ATENÇÃO! A palavra "cesária" também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente. Ela é usada para descrever um aparelho, semelhante a uma tesoura, feito para cortar cartões e metais. Ex: Precisamos comprar uma nova cesária para a gráfica. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra um recém-nascido dormindo. #TextoDaImagem Cesárea ou cesária? #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #cesária #maternidade #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

A forma correta de escrever a palavra é cesárea ou cesária? Neste artigo, explicamos a grafia certa do vocábulo. Vamos lá!

Com E ou com I?

A grafia do substantivo, que se refere ao procedimento cirúrgico para extração de um feto por meio de um corte, é “CESÁREA“, com “e”.

Muitos acreditam que o vocábulo seja escrito com “i” por fazerem uma associação com seu sinônimo “cesariana“.

ex1: A médica que faria a cesárea da minha irmã precisou viajar.
ex2: A médica que faria a cesariana da minha irmã precisou viajar.

Origem da palavra

A palavra vem do latim “caedere“, que significa cortar. Já a crença popular associa a origem do vocábulo ao imperador romano Júlio César, que teria nascido por meio desse tipo de cirurgia.

ATENÇÃO! A palavra “cesária” também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente. Ela é usada para descrever um aparelho, semelhante a uma tesoura, feito para cortar cartões e metais.
Ex: Precisamos comprar uma nova cesária para a gráfica.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre ASSENTO e ACENTO:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: