Veja todas as classificações dos advérbios.

Já explicamos aqui o que é um advérbio. Este texto tem como objetivo detalhar todas as classificações dessa classe de palavras. Vamos lá! Confira abaixo, a classificação dos advérbios e das locuções adverbiais .

Ordem

Primeiramente, de início, por fim, finalmente, em primeiro lugar, etc. ex: Primeiramente, gostaria de fazer uma breve introdução do assunto.

Exclusão

Unicamente, apenas, só, simplesmente, especificamente. ex: Ela comprou apenas duas pesas de roupa.

Inclusão

Ainda, também, até, mesmo. ex: Ele foi ao mercado comprar comida e levou roupas também.

Negação

Não, tampouco, de forma alguma, nem, de jeito nenhum, nunca, jamais. ex: Ele jamais comprou as próprias roupas.

Intensidade

Tão, muito, demais, bastante, menos, mais, bastante, quão, tanto, quanto. ex: Ela é inteligente demais.

Dúvida

Talvez, quiçá, por ventura, provavelmente, possivelmente. ex: Se der tempo, talvez ele passe aqui em casa.

Lugar

Aqui, ali, atrás, fora, dentro, ao lado, próximo, algures, alhures, longe, perto. ex: Ele mora ao lado do museu.

Tempo

Hoje, amanhã, daqui a pouco, em instantes, agora, sempre, jamais, em algum momento, imediatamente, de vez em quando, às vezes, à noite, pela manhã. ex: Pela manhã, ela sai para correr no parque.

Modo

Rapidamente, vagarosamente, lentamente, fortemente, depressa, com força, desse jeito, desse modo, assim,  aos poucos, às escondidas, de propósito, calmamente, frente a frente. ex: Como os pais eram contra o relacionamento, o casal se encontrava às escondidas.

Afirmação

Sim, realmente, de certo, deveres, verdadeiramente, decididamente, decerto. ex: Decididamente, quem estuda tem mais oportunidades na vida.

Advérbios interrogativos

São as palavras utilizadas nas interrogações diretas e indiretas: como?; quando?; onde?; por que?. ex: Como você chegou até aqui? ex: Quando você saiu de casa? ex: Onde você morava? ex: Por que você deixou seu lar?

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.