Veja como estruturar uma dissertação.

Veja como estruturar uma dissertação.

Em provas de vestibulares e concursos, é muito comum que se exija que o candidato escreva uma dissertação.  Trata-se de uma redação argumentativa que defende um ponto de vista. Este texto vai detalhar as três partes que não podem faltar em uma boa dissertação.

1) Apresentação de um ponto de vista

O primeiro parágrafo deve dedicar-se a apresentar a questão em debate e explicitar os pontos de vista que serão desenvolvido. Ele pode conter já a introdução dos argumentos que serão detalhados no desenvolvimento.

ex: Uma questão que tem sido muito debatido nos últimos tempos é a reforma da previdência. Alguns defendem que o sistema não é deficitário e que não precisa de reformulação. Contudo, economistas defendem que uma mudança é urgente e que medidas, como a adoção de uma idade mínima para aposentadoria, são imprescindíveis.

2) Discussão dos argumentos

Nesse etapa, deve-se apresentar os argumentos que são utilizados para tratar da questão descrita no primeiro parágrafo. O ideal é que se apresente visões contra e a favor. Isso demonstra que o candidato tem um conhecimento amplo do debate e conhece os pontos mais importantes.  Essa parte deve ter, idealmente, dois ou três parágrafos.

DICA: Vale dar uma olhada neste outro texto AQUI sobre formas de estruturar bons argumentos.

3) Análise crítica do texto

Por fim, deverá haver uma síntese  e resumo dos argumentos e a exposição da opinião do autor. É nessa parte que é feita a conclusão e a avaliação final do tema em discussão.

ATENÇÃO

Uma boa dissertação deve prezar pela coesão e pela coerência (veja mais AQUI). Isso quer dizer que os parágrafos devem apresentar um encadeamento lógico, uma parte deve retomar a outra, criando um caminho argumentativo. Tome cuidado para não transformar seu texto em uma colcha de retalho em que uma parte não conversa com a outra.

Antes de ir, vale a pena assistir o vídeo abaixo, no qual detalho os elementos de um parágrafo perfeito:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
http://eepurl.com/b5exUr

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues 

 

Compartilhe este texto: