Qual a diferença entre conotação e denotação?

Entenda a diferença entre o sentido literal e o sentido figurado

As palavras não possuem significados estanques e estáticos, como já explicamos aqui, elas podem sofrer alterações semânticas. Isso significa que, além do sentido literal, os vocábulos podem adquirir outros sentidos mais metafóricos. É aí que entra a diferença entre conotação e denotação. Vejamos!

Denotação

O sentido denotativo é também conhecido como literal ou próprio. Em outras palavras, ele representa o significado puro e bruto da palavra.

ex: Usei o lápis para rabiscar o papel.

Perceba que o verbo rabiscar não apresenta alteração semântica, ou seja, ele diz exatamente o que quer dizer, não acrescentando sentidos metafóricos.

Conotação

O sentido conotativo é também chamado de figurado. Nesse caso, a palavra apresenta um significado mais contextual e interpretativo. Trata-se de uma ferramenta estilística.

ex: O atacante rabiscou toda a defesa antes de fazer o gol.

Note que o verbo rabiscar não é utilizado no sentido literal ou denotativo. Na frase, usa-se a palavra como referência ao movimento que se faz ao rabiscar, criando uma comparação com a ação que o atacante executou. Ou seja, trata-se de uma linguagem figurada e metafórica.

Resumo

Denotação = sentido literal.

Conotação = sentido figurado.

Assista também:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Compartilhe este texto: