Descrição da imagem: A imagem mostra uma tela do jogo Wyz, na qual aparecem o personagem e uma mulher fazendo tradução para LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

Descrição da imagem: A imagem mostra uma tela do jogo Wyz, na qual aparecem o personagem e uma mulher fazendo tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em parceria com a Apple reuniu inovação, tecnologia, acessibilidade e gameficação para criar o Wyz, jogo que auxilia na aprendizagem da língua portuguesa para crianças surdas.  A ferramenta, que é gratuita, foi lançada em março de 2016.

A equipe de desenvolvedores trabalhou em parceria com a professora Sueli Fernandes, doutora em Letras e especializada em educação para surdos. “Tudo o que tem imagem, foto, desenho e ilustração auxilia a criança a interpretar a letra. Nesse sentido, os jogos são muito legais porque são visuais e apresentam uma narrativa para a criança”, explica.

Vale lembrar que, para muitos surdos, o português é uma segunda língua. Ou seja, é como um brasileiro que decide aprender inglês. Já falamos desse assunto aqui, contando a história do pessoal do canal É Libras.

O jogo, por enquanto, está disponível somente para Ipad, mas já está sendo pensada uma versão para Android. Para baixar, basta clicar AQUI.

Para mais informações, leia a matéria feita pelo Jorlab.

Veja a demo do jogo (vídeo):

 

Compartilhe este texto: