A expressão correta é estar/entrar EM GREVE. Isso porque a preposição "em" expressa a ideia de permanência em determinado estado. Ex: Os bancários entraram em (estado de) greve. Já a preposição "de" indica relação de possessividade, especificidade ou origem. Ex1: Os professores DE Goiás estão em greve. Ex2: A greve DOS médicos começa na segunda-feira. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra um grupo de pessoas protestando. #TextoDaImagem De greve ou em greve? #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite #greve

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

O correto é em greve ou de greve? Qual preposição devemos usar? Neste artigo, acabamos com essa dúvida e explicamos qual a forma certa. Vamos lá!

Em greve x De greve

A expressão correta é estar/entrar EM GREVE. Isso porque a preposição “em” expressa a ideia de permanência em determinado estado.

Ex: Os bancários entraram em (estado de) greve.

Já a preposição “de” indica relação de possessividade, especificidade ou origem.

Ex¹: Os professores DE Goiás estão em greve.

Ex²: A greve DOS médicos começa na segunda-feira.

Origem

O substantivo feminino vem do francês grève. Segundo o dicionário on-line Priberam, a palavra significa interrupção voluntária e coletiva de.atividades ou funções, por parte de trabalhadores ou estudantes, como forma de protesto ou de reivindicação.

ex: O sindicato convocou uma greve para o início da semana.

Gostou da dica? Então, vale a pena você assistir o vídeo que fizemos sobre quota e cota: