🔘 DE MAIS: é uma locução adverbial de quantidade; acompanha, frequentemente, substantivos e é o oposto de "de menos". Ex1: Meu pai me deu dinheiro de mais para comprar a roupa da festa. Ex2: Mário está doente, mas não é nada de mais. Ex3: Ela passou creme de mais nos cabelos. 🔘 DEMAIS: é um advérbio de intensidade e modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios. Ex1: Estudei demais para a prova, mas não passei. 👉 Funciona como advérbio e modifica o verbo "estudar". Ex2: Ela é linda demais. 👉 Funciona como advérbio e modifica o adjetivo "linda". Ex3: Está tarde demais para sair. 👉 Funciona como advérbio e modifica o advérbio "tarde". ⚠ ATENÇÃO! Demais também pode significar "os outros", "os restantes"; e pode ser sinônimo ainda de "além disso", "de resto". Ex1: Quem pegou a senha pode ficar, os demais devem voltar para casa. Ex2:  Não vou à festa, porque não comprei o presente, demais, estou cansada. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra várias pessoas com rostos coloridos. #TextoDaImagem Demais versus de mais. #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Tanto demais quanto de mais existem. Porém, as duas expressões têm significados diferentes. Neste artigo, vamos explicar quando utilizar cada uma. Vamos lá!

DE MAIS

É uma locução adverbial de quantidade; acompanha, frequentemente, substantivos e é o oposto de “de menos”. Ex1: Meu pai me deu dinheiro de mais para comprar a roupa da festa.

Ex2: Mário está doente, mas não é nada de mais.

Ex3: Ela passou creme de mais nos cabelos.

DEMAIS

É um advérbio de intensidade e modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios.

Ex1: Estudei demais para a prova, mas não passei.

Funciona como advérbio e modifica o verbo “estudar”.

Ex2: Ela é linda demais.

Funciona como advérbio e modifica o adjetivo “linda”.

Ex3: Está tarde demais para sair.

Funciona como advérbio e modifica o advérbio “tarde”.

ATENÇÃO! Demais também pode significar “os outros”, “os restantes”; e pode ser sinônimo ainda de “além disso”, “de resto”.

Ex1: Quem pegou a senha pode ficar, os demais devem voltar para casa.

Ex2: Não vou à festa, porque não comprei o presente, demais, estou cansada.

Gostou do texto, então assista também o vídeo que fizemos  sobre a diferença entre acender e ascender:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: