descargo x desencargo

As palavras são sinônimas

Afinal de contas, o correto é descargo ou desencargo de consciência? Neste artigo, vamos acabar de vez com essa dúvida e explicar como utilizar esses termos. Vamos lá!

Sinônimas

A maioria dos dicionários trata as duas palavras como sinônimas, quando possuem o sentido de desobrigar. Dessa forma, ambas estão corretas. Você pode dizer tanto descargo como desencargo de consciência.

ex¹: Ele fez aquilo apenas por descargo de consciência.

ex²: Juca só pediu desculpas para desencargo de consciência.

Há, contudo, uma leve diferença no significado dos dois termos. Descargo tem o sentido de retirar uma carga. Nesse sentido, a expressão “descargo de consciência” estaria relacionada com tirar o peso da consciência –  de se perdoar por algo que aconteceu, por exemplo.

desencargo traz a ideia de desobrigar-se de fazer algo. Assim, o termo “desencargo de consciência” teria o significado de não se sentir responsável por algo ou de não se obrigar a assumir determinado compromisso.

Formação da palavra

Apesar de poderem ser usados como sinônimos, os vocábulos possuem formações um pouco distintas. Ambos são formados por derivação prefixal com o prefixo des-.

Descargo = Des + cargo;

Desencargo = Des + encargo.

Em relação à classificação gramatical, descargo e desencargo são substantivos uniformes. Isso significa que eles só podem ser utilizados no masculino.

Assista também:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.