Muitos falam "detetizar", mas a grafia correta é DEDETIZAR. A palavra vem do substantivo "dedetê", que significa inseticida diclorodifeniltricloretano, também conhecido pela sigla DDT.☠ Esse inseticida começou a ser utilizado na época da Segunda Guerra Mundial para exterminar insetos e combater doenças como malária, tifo e febre amarela. 😷 Apesar do baixo custo, o dedetê demorava até trinta anos para se degradar e mostrou-se nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, seu uso foi proibido na década de 70, mas o termo continuou a ser utilizado para se referir à aplicação de inseticidas. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra um homem usando um spray. #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #quinta #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

A grafia correta é dedetizar ou detetizar? Muita gente escreve a palavra de forma incorreta. Neste artigo, vamos mostrar qual a forma certa de grafar esse vocábulo. Vamos lá!

DDT

Muitos falam detetizar, mas a grafia correta é DEDETIZAR. A palavra vem do substantivo “dedetê”, que significa inseticida diclorodifeniltricloretano, também conhecido pela sigla DDT.

ex¹: Vanessa mandou dedetizar a casa para evitar uma infestação de baratas.

ex²: Ramiro tem uma empresa de dedetização.

História

Esse inseticida começou a ser utilizado na época da Segunda Guerra Mundial para exterminar insetos e combater doenças como malária, tifo e febre amarela.

Apesar do baixo custo, o dedetê demorava até trinta anos para se degradar e mostrou-se nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, seu uso foi proibido na década de 70, mas o termo continuou a ser utilizado para se referir à aplicação de inseticidas.

Assista também:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Compartilhe este texto: