Tanto dispensa quanto a despensa são palavras que existem na língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar a diferença entre as duas. Vamos lá!

Despensa

Despensa é um substantivo que descreve o lugar onde se guarda mantimentos para uso doméstico.

Ex: Após fazer compras, guardei os grãos na DESPENSA.

Dispensa

Dispensa, quando usado como substantivo, significa ato de ser desobrigado; escusa; licença para se eximir de um dever ou obrigação; documento em que se concede a dispensa; despedimento.

Ex: Ele recebeu DISPENSA do serviço militar.

Verbo

Dispensa também pode se referir à terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo dispensar:

Ex: O hotel dispensa comentários.

Dispensa  pode ser ainda a conjugação do verbo  na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo.

Ex: Dispensa o João do trabalho de hoje, Maria.

Gostou do texto? Então vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre o verbo RECRUDESCER:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.