Tradicionalmente, "estada" se refere ao ato de estar em um lugar e "estadia"  ao tempo de permanência de um navio em um porto. Ex1: A estada na fazenda deixou-a muito feliz. Ex2: A estadia do navio no porto de Santos durou três dias. No entanto, por causa do uso pelos falantes, as palavras já são registradas como sinônimas no dicionário Houaiss. Ex3: Aproveitei minha estada em Fortaleza para ir à praia. Ex4: Aproveitei minha estadia em Fortaleza para ir à praia. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra uma viela, onde há um hotel. #TextoDaImagem Estada versus estadia. #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #sexta #hotel #turismo #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Estada e estadia têm o mesmo significado? As palavras são sinônimas? Neste artigo, vamos tirar essa dúvida e explicar quando utilizar cada um dos vocábulos. Vamos lá!

Porto

Tradicionalmente, ESTADA se refere ao ato de estar em um lugar e ESTADIA ao tempo de permanência de um navio em um porto.

Ex1: A estada na fazenda deixou-a muito feliz.

Ex2: A estadia do navio no porto de Santos durou três dias.

Sinônimas?

No entanto, por causa do uso pelos falantes, as palavras já são registradas como sinônimas no dicionário Houaiss.

Ex3: Aproveitei minha estada em Fortaleza para ir à praia.
Ex4: Aproveitei minha estadia em Fortaleza para ir à praia.

Gostou da dica? Vale a pena então conferir o vídeo que fizemos sobre a diferença entre as palavras vultoso e vultuoso:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: