A forma correta é "há muito tempo". O verbo "haver" substitui o verbo "fazer", quando se refere a tempo passado. ⏳ Ex1: Faz muito tempo que não falo com ela. Ex2: Há muito tempo não falo com ela. "À muito tempo" está errado porque "à" é a contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e nada tem a ver com passagem de tempo. Ex: Ela foi à faculdade. (a+a) ⚠ATENÇÃO! A preposição "a" pode indicar distanciamento no tempo. Ex: Ela está a um ano e meio de se formar. Nesse caso, a preposição serve para demarcar o intervalo entre o presente e o futuro. #português #gramática #verbohaver #concordânciaverbal #passado #verbo #educação #linguagem #clubedoportuguês #quinta #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Uma confusão comum na hora de escrever é confundir “há” com “a”. Por exemplo, o correto é “há muito tempo” ou “A muito tempo”? Neste artigo, vamos acabar com essa dúvida. Vamos lá!

PAUSA: Antes de seguir com a leitura, vale muito dar uma conferida no texto que fizemos sobre quando utilizar, à e a. Leia e volte aqui. Você terá um estudo muito mais completo.

Passado

A forma correta é “há muito tempo”. O verbo “haver” substitui o verbo “fazer”, quando se refere a tempo passado.

Ex¹: Faz muito tempo que não falo com ela.

Ex²: Há muito tempo não falo com ela.

CUIDADO! Quando utilizamos o verbo haver indicando tempo passado, não devemos utilizar o advérbio “atrás”. Isso configura um pleonasmo. Então, é erra dizer “há muito tempo atrás”.  Você pode dizer “há muito tempo” ou “tempos atrás”.

“À muito tempo” está errado porque “à” é a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a” e nada tem a ver com passagem de tempo.

Ex: Ela foi à faculdade. (a+a).

A preposição “a” pode indicar distanciamento no tempo.

Assista também:

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/