Muitas vezes confundido com impulsividade, impulsão é o ato ou efeito de impulsionar; impulso.🎱 Ex: Os jurados ficaram impressionados com a impulsão do atleta.🏃 Impulsividade, por outro lado, é o estado ou qualidade de quem é impulsivo; pessoa que tem tendência a agir com impulso, inconscientemente. 😯 Ex: Ela faz terapia para controlar a impulsividade. 🙆 #DescriçãoDaImagem A imagem mostra o personagem Caco, do "Muppet Babies", jogando sinuca. ✳OUTRAS DICAS EM: www.clubedoportugues.com.br #português #gramática #substantivo #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #impulsão #impulsividade #quinta #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Apesar de terem grafias semelhantes, impulsão e impulsividade têm significados bem diferentes. Neste artigo, vamos detalhar o significado e explicar quando utiliza cada uma. Vamos lá!

Impulsão

Ex: No Instituto Joaquim Cruz, crianças com boa impulsão aprendem o salto em altura.

Impulsividade

Ex: No Instituto Reação, os jovens aprendem a controlar a impulsividade por meio do judô.

Sobrecomuns

Os substantivos impulsão e impulsividade são sobrecomuns. Eles apresentam somente um  gênero: o feminino.

VEJA: A impulsividade – A impulsão.

Perceba que não é possível dizer “o impuslividade” ou “o impulsão”.

LEIA MAIS: Se você gostou deste texto, vai gostar também do artigo que fizemos sobre a palavra berinjela. Ou seria beringela? Leia e descubra!

Assista também:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.