Saiba como utilizar o infinitivo corretamente

Cada meio tem suas peculiaridades e aceita algumas linguagens diferenciadas. É o caso, por exemplo, das redes sociais. Nelas é possível encontrar palavras e abreviações como vc, pq, qnd, phyna entre outros. Isso ocorre, porque esse  ambiente é marcado pela velocidade e pela irreverência. Porém, alguns casos extrapolam um pouco e acabam gerando problemas de entendimento. É o caso do uso dos verbos do infinitivo impessoal sem o R.

Quem nunca frases como:

“Quando você chega, não esqueça de tranca a porta”.

O correto seria: “Quando você chegar, não esqueça de trancar a porta”.

As duas frases tratam de diferentes formas dos verbos chegar e trancar respectivamente:

CHEGA – 3ª pessoa do presente do indicativo.

ex: Ele chega cedo, mas sai tarde.

CHEGAR – Infinitivo.

ex: Chegar cedo é melhor do que atrasar.

TRANCA – 3ª pessoa do presenta do indicativo e também substantivo.

ex¹: Quando você tranca a porta por dentro, eu não consigo entrar em casa.

ex²: Ele comprou uma tranca novo para o armário.

TRANCAR – Infinito

ex: Se for sair, não deixe de trancar a porta.

Infinitivo pessoal x impessoal

O infinitivo impessoal é aquele utilizado na forma mais genérica. Assim, ele sempre terminará com a letra R. Isso ocorre, porque ele não está relacionado a pessoa alguma e é, então, invariável.

ex¹: Querer é poder.

ex²: Tive que parar o processo, porque não tinha informações suficientes.

Já o infinitivo pessoal é quando o verbo está ligado a um agente. Ou seja, alguém que pratica a ação. Assim, ele é variável.

ex¹:  A prefeitura deu um prazo de 10 dias para os empresários realizarem as adequações necessárias em seus empreendimentos.

ex²: Se tiverem que sair mais cedo, convêm vocês irem primeiro.

NOTE: No caso do infinitivo pessoal, perceba que o verbo infinitivo impessoal estará sempre presente dentro da forma flexionada.

REALIZAREM.

IREM.

Formas nominais dos verbos

O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos, assim como o gerúndio e o particípio. Leia mais sobre esse tema neste outro texto:

O que são as formas nominais de um verbo?

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/