Quem nunca se deparou com uma palavra e ficou com dúvida se ela era escrita com letra maiúscula ou minúscula? Neste artigo, vamos acabar de vez com essas dúvidas. Confira!

Maiúscula

1) Nomes

1. Nomes e sobrenomes: Michel da Silva
  2. Cognomes: Henrique, o Conquistador
  3. Apelidos: Trinca-Fortes
  4. Pseudônimos: João de Deus
  5. Nomes dinásticos: os Braganças

2) Topônimos e locativo

1. Topônimos: Rio de Janeiro, Berlim, São Paulo
  2. Locativos: oceano Atlântico, península Ibérica
  3. Regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Oriente Médio, Extremo Oriente

3) Intitulativos

1. Instituições culturais, profissionais e empresas: Associação Brasileira de Imprensa, Faculdade de Direito de Recife, Lojas Americanas
  2. Entidades e instituições ligadas ao Estado: Ministério da Educação, Presidência da República, Poder Judiciário

OBS: Quando a palavra toma o valor de substantivo comum, que designa sua espécie, não se usa maiúscula. Ex: No ministério em que trabalhava, havia muitas políticas interessantes.

3. Forças Armadas e subdivisões: Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Regimento de Cavalaria

OBS: Quando usadas como substantivo comum, são escritas com letra minúscula. Ex: Havia um exército de pessoas esperando pelo cantor no aeroporto.

4. Períodos e episódios históricos: Idade Média, Renascimento, Revolução Industrial

OBS: Quando o termo é utilizado em linguagem figurada, usa-se letra minúscula. Ex: A multidão enfurecida mais parecia uma revolução francesa.

5. Festividades ou comemorações cívicas, tradicionais e religiosas: Natal, Ana Novo, Páscoa, Quaresma

4) Casos especiais

1. Estado: escreve-se com letra maiúscula quando significa nação politicamente organizada ou conjunto de poderes da nação.
  2. República: usa-se letra maiúscula quando substitui a palavra BRASIL (os poderes da República, o presidente da República) ou quando designa período histórico (a mesma regra vale para Colônia, Reinado, Império).
  3. União: grafa-se com letra maiúscula quando significa associação de estados federados.
  4. Igreja: Utiliza-se maiúscula quando tem sentido de instituição ou no sentido de conjunto de fieis ligados pelo mesmo credo religioso.

Minúscula

1) Cargos e títulos

1. Nobilárquicos: rei, duque, barão, lorde, dona
  2. Dignatários: cavaleiro, mestre
  3. Culturais: reitor, bacharel, doutor
  4. Profissionais: desembargador, ministro, cônsul, presidente, general
  5. Eclesiásticos: padre, frei, cardeal, papa
  6. Santos: são, santo

2) Nomes dos dias, meses, estações do ano

Ex: segunda-feira, janeiro, verão

3) Pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas)

Ex: Norte (N), sul (S), leste (L ou E), oeste (O ou W)

Facultativo: maiúscula ou minúscula

1) Nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas:

Ex: português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).

2) Nomes de logradouros públicos, de templos e de edifícios:

Ex: Palácio da Alvorada (ou palácio da Alvorada), Parque Ibirapuera (ou parque Ibirapuera).

Gostou da artigo? Então, confira o vídeo que fizemos sobre a diferença de SOB e SOBRE:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .