A forma correta é mau humor, sem hífen. Isso porque  o adjetivo "mau" e o substantivo "humor" são duas palavras independentes, que não se unem para formar um novo vocábulo. ⚠ATENÇÃO! A palavra "mal-humorado" tem hífen. O Acordo Ortográfico estabelece que o hífen deve ser utilizado em compostos que comecem com o advérbio "mal", quando a segunda palavra começar por vogal, "h" ou "l". Ex: Mal-educado, mal-estar, "mal-afortunado", "mal-limpo". #DescriçãoDaImagem A imagem mostra uma menina emburrada, cruzando os braços. #TextoDaImagem Mau humor ou mau-humor? #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

O correto é mau humor ou mau-humor? Tem ou não tem hífen? Neste artigo, explicamos a grafia correta da palavra e como funciona sua formação. Vamos lá!

Independente

A forma correta é mau humor, sem hífen. Isso porque o adjetivo “mau” e o substantivo “humor” são duas palavras independentes, que não se unem para formar um novo vocábulo.

ex: Maria acordou de mau humor e brigou com o irmão.

Mal x Mau

É importante fazer um rápido lembrete sobre a diferença entre mal e mau. A primeira palavra é antônimo de bem e a segunda, de bom.

  • MAL >> BEM
  • MAU >> BOM

Mal-humorado

ATENÇÃO! A palavra mal-humorado tem hífen. O Acordo Ortográfico estabelece que o hífen deve ser utilizado em compostos que comecem com o advérbio “mal”, quando a segunda palavra começar por vogal, “h” ou “l”. Ex: Mal-educado, mal-estar, “mal-afortunado”, “mal-limpo”.

ex: O pai de Jorge estava mal-humorado por conta das confusões que o filho tinha arrumado.

Gostou do artigo? Então, vale a pena conferir o vídeo que fizemos sobre o uso dos artigos definidos e indefinidos:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: