Três passos simples para ter ideias infinitas para seus artigos

Esquema rápido para escrever textos.

Uma das maiores barreiras na hora de escrever é saber por onde começar. Neste artigo, vamos ensinar uma dica prática  que vai te ajudar a ter ideias para seus textos. Vamos lá!

Passo 1 – Lista de acontecimentos do dia a dia

Ao final de todos os dias, faça uma lista com acontecimentos marcantes pelos quais você passou. Pode ser algo que seu chefe lhe disse, uma conversa engraçada que você ouviu no restaurante, um filme que você assistiu entre outros. Pode listar todos. Tudo vale! Nesse ponto, ainda não é o momento de filtrar os tópicos.

Passo 2 –  Lista de temas de interesse geral

A segunda parte é você criar uma lista de de temas mais amplos e que estão no debate público. Pode ser, por exemplo, um acontecimento político, um evento esportivo ou algum outro tópico que esteja em destaque.

Passo 3 – Encontre a conexão

O último passo é conectar as duas listas. Vamos dizer que você passou por uma senhora com crianças pedindo dinheiro na rua. Depois você viu uma pesquisa que mostra um aumento no número de pessoas em situação de rua. Você já tem aí uma ideia pronta para um texto.

Você pode começar contando sua experiência pessoal e mostrá-la como uma evidência de uma situação mais ampla. Essa é a técnica que vai do específico para o geral, da qual já falamos aqui no texto sobre o parágrafo padrão.

Assista também ao vídeo que fizemos sobre outra ferramenta para criar bons textos – os hipônimos e hiperônimos:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: