As duas formas são corretas. Antigamente, apenas a forma feminina era aceita. No entanto, com a evolução da língua, a regra se adaptou aos falantes e a palavra também pode ser usada no masculino. De acordo com Celso Cunha, "diz-se, indiferentemente, o personagem ou a personagem com referência ao protagonista homem ou mulher". Ex1: O soldado é o personagem principal da peça. Ex2: O soldado é a personagem principal da peça. Ex3: Ela interpreta uma personagem de destaque. Ex4: Ela interpreta um personagem de destaque #DescriçãoDaImagem A imagem mostra o ator de uma peça interagindo com a plateia. #TextoDaImagem A personagem ou o personagem? #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #escrita #língua #linguagem #dicas #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite #personagem

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

A forma correta é o personagem ou a personagem? O substantivo é masculino ou feminino? Neste artigo, vamos acabar de vez com essa dúvida. Vamos lá!

Masculino x Feminino

As duas formas são corretas. Antigamente, apenas a forma feminina era aceita. No entanto, com a evolução da língua, a regra se adaptou aos falantes e a palavra também pode ser usada no masculino.

De acordo com Celso Cunha, “diz-se, indiferentemente, o personagem ou a personagem com referência ao protagonista homem ou mulher”.

Ex¹: Ela interpreta  duas personagens de destaque.
Ex²: Ela interpreta dois personagens de destaque.

LEIA MAIS: Você sabe qual o tamanho ideal de um parágrafo? Nós produzimos um artigo para te ajudar.

Assista também ao vídeo onde explicamos o que a diferença entre retificar e ratificar:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: