Entenda o significado da palavra.

Criptografia – com a crescente preocupação com a segurança da informação, essa palavra tem ganhado cada vez mais destaque. Neste artigo, explicamos o seu significado e sua origem. Vamos lá!

Significado

O substantivo feminino se refere, segundo o dicionário Houiss, ao conjunto de princípios e técnicas empregadas para cifrar a escrita, torná-la ininteligível para os que não tenham acesso às convenções combinadas. A criptografia é muito utilizada em operações militares, políticas, diplomáticas e criminais. Ela tem como objetivo modificar textos para impedir a sua compreensão pelos que não conhecem seus caracteres ou convenções.

Etimologia

A palavra vem do latim “cryptographia”, formado de crypto (kryptós ‘oculto, secreto, obscuro, ininteligível) + grafia (graphía, com o sentido de ‘escrita’).

Whatsapp

No ano passado, o aplicativo Whatsapp passou a usar a criptografia em seu sistema de segurança. Desde então, todas as mensagens são embaralhadas assim que deixam o celular do remetente. Essas informações só são descodificadas pelo aparelho do destinatário. Dessa forma, os textos ficam protegidos de hackers, governos opressores, etc.

Compartilhe este texto: