Entenda o significado da palavra

Sobrolho – é comum, principalmente em textos literários,  encontrarmos essa palavra . O que será que ela significa? Neste artigo, vamos apresentar a descrição e explicar a formação desse vocábulo. Vejamos!

Definição

O termo indica o que está acima do olho. Assim, a palavra pode designar tanto a sobrancelha, quanto o supercílio. É um ótimo vocábulo para se usar e evitar a repetição, melhorando a coesão do texto.

ex: Ela havia acabado de fazer a sobrancelha no salão. Contudo, ao chegar em casa, percebeu uma falha no sobrolho e retornou para fazer um retoque.

Segundo o dicionário Aulete, usa-se a expressão carregar o sobrolho para indicar que alguém fez uma expressão sisuda, com a cara fechada.

ex: Ao ouvir a história, Luiz carregou o sobrolho (fechou a cara).

Formação da palavra

A palavra tem origem em um derivação prefixal. Acrescentou-se o prefixo sobre ao radical olho.

Identificamos também um caso de alomorfia, que é uma acomodação fonética originada na evolução histórica da língua. Esse processo visa facilitar a pronúncia de alguns vocábulos. Em outras palavras, é mais fácil falar sobrolho que sobreolho.

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Compartilhe este texto: