Defina o objetivo do seu texto.

O primeiro passo para produzir um texto é definir um objetivo discursivo. Essa escolha depende do contexto, do produtor e do receptor. Em outras palavras, quem escreve, para quem se escreve, com qual finalidade e em que conjuntura sócio-histórica. Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações. Neste artigo, vamos detalhar cada um.

PAUSA: Antes de continuar a leitura deste texto, recomendo que você leia esse outro que trata dos três passos para estruturar uma dissertação. Leia e volte para terminar este aqui. Com certeza, você entenderá melhor o tema.

Relatar

Um texto que tem como objetivo relatar foca-se na documentação das ações e experiências vividas ao longo do tempo. Alguns exemplos de gêneros textuais voltados para o relato são a notícia, o diário, a biografia e a reportagem.

Narrar

A narração representa uma recriação do real. Usa-se o texto narrativo principalmente na literatura. Os gêneros textuais que têm objetivo de narrar são, por exemplo, o conto, o romance, a fábula e os poemas épicos.

Argumentar

A argumentação está relacionada ao debate de problemas controversos. Ela busca a defesa de um ponto de vista ou a refutação de outro. Ela pede uma tomada de posição. Alguns exemplos de textos produzidos com objetivo de argumentar são o editorial, o artigo de opinião e o discurso de defesa.

Expor

A exposição tem como objetivo a construção de saberes. Ela está mais relacionada a fins didáticos. Como exemplo, temos o texto descritivo, o artigo científico, o verbete e a entrevista.

Descrever, instruir, prescrever ações

O texto que tem esse objetivo visa descrever normas ou instruções que devem ser seguidas para chegar a determinado objetivo. Entram nesse grupo, por exemplo, a receita, o manual, os regulamentos e as leis.

Defina seu objetivo

Entender o objetivo que um texto deseja alcançar facilita na hora de selecionar o formato que será adotado. Também orienta o tipo de seleção vocabular (escolha das palavras) que será feito. Cada propósito pede um modelo distinto e um vocabulário  específico.

Antes de ir, vale a pena você assistir ao vídeo abaixo. Nele dou três dicas para construir um bom texto:

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

 

Compartilhe este texto: