Coordenadas x subordinadas

Entenda como diferenciar os dois tipos de oração

Este texto tem como objetivo explicar a diferenças entre as orações coordenadas e as subordinadas. O fato linguístico que liga esses dois conceitos é o período composto. Subordinação e coordenação estão ligadas à relação entre duas ou mais orações. Vejamos!

Subordinação

A subordinação ocorre quando temos uma situação de dependência entre duas orações. Nesse caso, uma das orações é a principal e a outra se subordina a ela. A oração subordinada não possui  sentido completo. Ou seja, ela não é sintaticamente independente.

ex¹: Assim que a mãe chegou, a filha começou o dever de casa.

Perceba que a oração “assim que a mãe chegou” não possui sentido isoladamente. Ela complementa a oração “a filha começou o dever de casa”, que é a principal. Dessa forma, podemos dizer que se trata de uma oração subordinada. No caso, é uma oração subordinada adverbial de tempo. Em outras palavras, ela exerce o papel de adjunto adverbial.