Coordenadas x subordinadas

Entenda como diferenciar os dois tipos de oração

Este texto tem como objetivo explicar a diferenças entre as orações coordenadas e as subordinadas. O fato linguístico que liga esses dois conceitos é o período composto. Subordinação e coordenação estão ligadas à relação entre duas ou mais orações. Vejamos!

Subordinação

A subordinação ocorre quando temos uma situação de dependência entre duas orações. Nesse caso, uma das orações é a principal e a outra se subordina a ela. A oração subordinada não possui  sentido completo. Ou seja, ela não é sintaticamente independente.

ex¹: Assim que a mãe chegou, a filha começou o dever de casa.

Perceba que a oração “assim que a mãe chegou” não possui sentido isoladamente. Ela complementa a oração “a filha começou o dever de casa”, que é a principal. Dessa forma, podemos dizer que se trata de uma oração subordinada. No caso, é uma oração subordinada adverbial de tempo. Em outras palavras, ela exerce o papel de adjunto adverbial.

Leia também: Oração subordinada adjetiva restritiva e explicativa – como diferenciar?

Coordenação

Já as orações coordenadas são independentes sintaticamente. Elas indicam uma relação de complementariedade. Nesse caso, ambas possuem sentido completo e não necessitam uma da outra para serem plenamente compreendidas.

ex: Maria foi para São Paulo e João ficou em casa.

Note que as duas orações possuem significado pleno por si sós. Se eu dizer “Maria foi para São Paulo”, você entenderá perfeitamente. A mesma coisa ocorrerá se eu falar que “João ficou em casa”. Isso ocorre porque as orações se conectam em uma relação de coordenação.

Leia também: Conjunções adversativas x concessivas – como identificar qual é qual?

Em sua, o que diferencia orações subordinadas das coordenadas é que estas possuem sentido incompleto e aquelas, não.

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Compartilhe este texto: