Entenda como construir um parágrafo padrão

O parágrafo padrão é um grupo de um ou mais períodos, que se conectam para expressar uma ideia ou um ponto de vista. Neste artigo, vamos explicar a composição, os tipos e a construção de um parágrafo. Também daremos um exemplo de como fazer. Vamos lá!

Estrutura

A estrutura do parágrafo padrão abrange as seguintes partes:

Introdução – apresenta, de forma resumida, a ideia principal.

Tópico frasal – É a exatamente a ideia principal. Nele podemos ter uma afirmação, uma opinião do autor,  um dado ou estatística entre outros.

Desenvolvimento – É o desenrolar do tópico frasal. Aqui acrescentam-se argumentos e informações para estruturar um conjunto coeso e coerente de períodos.

Conclusão – Não é todo parágrafo que tem uma conclusão. Contudo, é normal que ela apareça em alguns casos.

Tipos

Há três tipos principais de parágrafos:

Descritivos – Trazem um conjunto de comparações e detalhamentos. Os manuais costumam lançar mão desse tipo de parágrafo.

Narrativo – É composto por série de diálogos e acontecimentos sucessivos. Encontramos esse tipo de parágrafo nos textos literários.

Dissertativo – Tem como objetivo defender um determinado ponto de vista.  Eles apresentarão um série de argumentos e buscarão compará-los e confrontá-los para chegar a uma conclusão que esteja de acordo com o ponto de vista defendido.

Construção

Existem duas maneiras  principais para construir um parágrafo padrão:

Do específico para geral –  Parte-se de um fato específico e busca-se conectá-lo a um contexto mais abrangente.

Do geral para o específico – Parte-se de um cenário genérico, que será detalhado no decorrer do parágrafo.

Exemplo de parágrafo padrão

Um aluno de uma escola pública conseguiu garantir sua vaga em Havard, uma das principais universidades do mundo. Esse fato mostra que as pessoas não são totalmente vítimas do contexto. Por muito tempo, acreditou-se na teoria determinista, que diz que o homem é fruto do meio. Há, no entanto, outros fatores que contribuem para o sucesso de um indivíduo, como família, esforço pessoal e educação.

Vamos analisar o parágrafo.

Tópico frasal: “Esse fato mostra que as pessoas não são totalmente vítimas do contexto”.

Tipo: parágrafo dissertativo.

Forma de construção: do específico para o geral.

A melhor forma de estruturar parágrafos padrões é praticar. Então, agora que você já conhece melhor como fazer, é hora de produzir!

No vídeo abaixo, falamos mais um pouco sobre como construir um parágrafo perfeito:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: