"Perda" e "perca" são palavras parônimas, ou seja, parecidas, mas com significados diferentes. Enquanto perca é uma forma verbal, "perda" é um substantivo. Vejamos: 🔸PERCA : é a flexão do verbo "perder" na primeira e terceira pessoas do singular do subjuntivo e na terceira pessoa do singular do imperativo. Ex1: Espero que eu não perca as cortesias para ir ao cinema. 🎟 Ex2: Queremos que ele perca a vergonha de falar em público. 👨 Ex3: Perca logo esse seu medo de avião. ✈ 🔸PERDA: é um substantivo feminino, que significa carência, privação do que se possuía; extravio, sumiço; dano, prejuízo; ruína; objeto perdido. Ex1: Ela ficou muito abalada após a perda da mãe. Ex2: Marina se atrasará por causa da perda da chave. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra um tabuleiro de xadrez. #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #quinta #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

As palavras perca e perda existem mas não são sinônimas. Elas devem ser utilizadas em situações distintas. Neste artigo vamos explicar quando usar cada uma. Vamos lá!

LEIA TAMBÉM: Confira outros casos de palavras parecidas que possuem significados diferentes.

Parônimas

Perda e perca são palavras parônimas, ou seja, parecidas, mas com significados diferentes. Enquanto perca é uma forma verbal, perda é um substantivo.

Perca

Trata-se da flexão do verbo perder na primeira e terceira pessoas do singular do subjuntivo e na terceira pessoa do singular do imperativo.

ex¹: Espero que eu não perca as cortesias para ir ao cinema.

ex²: Queremos que ele perca a vergonha de falar em público.

ex³: Perca logo esse seu medo de avião.

VEJA MAIS: Baixe nosso e-book com 82 pares de palavras com grafia similar, mas com significados diferentes.

Perda

É um substantivo feminino, que significa carência, privação do que se possuía; extravio, sumiço; dano, prejuízo; ruína; objeto perdido.

ex¹: Ela ficou muito abalada após a perda da mãe.

ex²: Por causa da perda da chave, Lilian se atrasou para a reunião.

Assista também:

***

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Compartilhe este texto: