O plural de livro não é "livro's", mas livros; o de casa é casas, não "casa's". O mesmo acontece com o plural das siglas, em que deve-se apenas acrescentar o "s" minúsculo. Ex: CDs, DVDs, ONGs, PMs, etc. Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d'água e pau-d'arco. Também é usado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos. Ex: N'Os Lusíadas, Camões retrata a viagem de Vasco da Gama às Índias. Outro uso é para destacar um elemento com maiúscula. Ex: Creio N'Ele. 👉 Portanto, o uso do apóstrofo nada tem a ver com formação de plural. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra um quadrado branco, com uma moldura laranja e outra azul. #TextoDaImagem Plural de sigla não tem apóstrofo! #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Muita gente costuma utilizar apóstrofo para formar o plural de siglas. Isso está certo ou errado? Neste artigo, vamos tirar essa dúvida. Vamos lá!

Siglas

O plural de livro não é “livro’s”, mas livros; o de casa é casas, não “casa’s”. O mesmo acontece com o plural das siglas, em que deve-se apenas acrescentar o “s” minúsculo.

Ex: CDs, DVDs, ONGs, PMs, etc.

Apóstrofo – quando usar?

Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d’água e pau-d’arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.

Ex: N’Os Lusíadas, Camões retrata a viagem de Vasco da Gama às Índias.

Outro uso é para destacar um elemento com maiúscula.

Ex: Creio N’Ele.

Portanto, o uso do apóstrofo nada tem a ver com formação de plural.

Gostou da dica? Então, vale a pena assistir o vídeo que fizemos sobre como produzir um parágrafo perfeito:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).

Compartilhe este texto: