Entenda a diferença entre clima e tempo.

Há palavras que são utilizadas como sinônimas, mas que não possuem exatamente o mesmo significado. É o caso dos vocábulos: clima e tempo. Um tem um sentido mais genérico e outro mais restrito. Vejamos!

Clima x Tempo

Clima se refere a um estado permanente ou referente ao um período longo de tempo. Já tempo diz respeito a uma condição climática momentânea ou temporária.  Vamos detalhar melhor!

Tempo

Está relacionado a uma condição da atmosfera no exato momento em que nos expressamos.

ex¹: São Paulo amanheceu hoje com tempo chuvoso.

ex²: Devido ao tempo seco, as aulas tiveram que ser canceladas.

ex³: Com o tempo frio, muitas pessoas saíram de casaco hoje.

Está ligado a uma condição mais duradoura e comum a longos períodos de tempo.

ex¹: A região amazônica é caracterizada por um clima quente e úmido.

ex²: Brasília possui um clima bastante seco.

ex³: O estado americano é conhecido por seu clima frio .

Tá gostando do conteúdo? Então, inscreva-se no Clube para receber dicas exclusivas e gratuitas:

Faça parte do clube

Definições

Para fechar, vamos dar uma olhada nas definições que o dicionário Aulete confere às duas palavras.

Clima: Estado regular (ou sucessão regular de estados) da atmosfera em determinada região, caracterizado por certas condições (pressão, temperatura, umidade, vento etc.) que se repetem segundo um padrão, ger. observado ao longo de vários anos ou de períodos ainda maiores.

Tempo: Condição atmosférica numa região em certo período.