Feedback

Dicas para corrigir erros de português

Existe um ditado que diz deve-se elogiar em público e corrigir em privado. Essa é exatamente a melhor formar de lidar com erros de português de outras pessoas. Vejamos!

Se alguém em uma reunião se equivoca na pronúncia de alguma palavra, corrigi-la na frente de todos só vai gerar constrangimento e chateação. Essa ação vai ser encarada mais como exibicionismo do que como uma preocupação legítima com o desenvolvimento do outro.

Em contrapartida, se você aponta o erro em uma conversa a dois, há uma grande grande chance de a outra pessoa receber a recomendação de bom grado. Corrigir privadamente é um gesto de generosidade e empatia. Fazê-lo em público é uma deselegância e um desinteresse com o bem-estar alheio.

Seja direto

A pior coisa quando alguém comete um erro é ter de ouvir uma explicação sem fim. Na hora do feedback, o melhor é ser direto, claro e preciso. Também não se deve dramatizar muito a situação. Todos cometemos erros e isso não deve ser tratado como algo anormal. O melhor cenário é criar uma relação aberta que permita que todos se ajudem a usar a língua portuguesa da forma mais correta possível.

Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo:

 

Compartilhe este texto: