Uma dúvida bastante comum para muitas pessoas é como escrever as siglas. Quando escrever tudo em maiúscula? Quando só a primeira letra é maiúscula?

Neste artigo, vamos fazer uma análise completa sobre esse tipo termo e apresentar uma regra geral, que ajudará você a resolver a maioria dos casos. Vejamos!

Definição

As siglas são uma forma de abreviar as palavras. Em geral, elas são compostas pelas letras iniciais do nome de empresas e organizações, estados, países, entre outros. Vejamos alguns exemplos:

• União Europeia (UE);
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • General Eletric (GE);
  • Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Maiúscula x Minúscula

A grafia das siglas depende de dois fatores principais: o número de letras e se ela é ou não pronunciável. Vejamos cada caso.

1) Siglas com até 3 letras

Quando a sigla é composta por até três letras, ela deve ser grafa inteiramente com letras maiúsculas, independentemente de ser pronunciável ou não.

ex: Organização das Nações Unidas (ONU), Partido dos Trabalhados (PT), Companhia Energética de Brasília (CEB).

2) Siglas com mais de 3 letras que são pronunciáveis

Quando a sigla tem mais de três letras e é pronunciável, a primeira letra maiúscula e o restante minúscula.

ex: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) , Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

3) Siglas com mais de 3 letras que não são pronunciáveis

Se a sigla tiver mais de três letras, mas não for pronunciável, ela deve ser escrita somente em letras maiúsculas.

ex: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ) , Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Uso da siglas

As siglas devem ser utilizadas sempre após a expressão a que elas se referem, nunca antes. Para introduzir a sigla, pode-se utilizar parênteses ou travessão.

No primeiro uso, o termo deve ser escrito por completo seguido da sigla. Após isso, pode-se utilizar somente a sigla.

Por fim, é importante ressaltar que não se usa ponto para separar as letras das siglas: Caixa Econômica Federal – CEF (e não C.E.F).

Plural de sigla

O plural das siglas é feito por meio do acréscimo de um “s”minúsculo, sem o uso de apóstrofo.

ex: Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), Propostas de Emenda à Constituição (PECs), Polícias Militares (PMs).

Gênero das siglas

O gênero das siglas será o da primeira palavra da expressão estendida.

ex: A ONU lançou uma nova diretriz sobre a defesa das mulheres.

ex: O STJ decidiu o caso.

No vídeo abaixo, preparamos um resumo com a regra geral para o uso de siglas:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site) .