Qual a grafia correta?

Um novo ano se aproxima e com ele uma velha e recorrente dúvida: a grafia correta é reveillon ou réveillon? Para resolver essa questão, é necessário visitar a etimologia da palavra. Vamos lá!

O francês, como uma língua latina, influenciou muito o nosso português. Há várias palavras que até hoje são escritas da mesma forma como são grafadas na terra da Bastilha, como gourmet, debacle e réveillon. Este vocábulo vem do verbo réveiller, que significa acordar alguém do sono ou reanimar.

Dessa maneira, a expressão réveillon, por vários anos, passou a designar o ato de passar uma noite acordado para ver o sol nascer. Porém, a partir do século XIX, como explica o professor Sérgio Rodrigues, a  palavra passou a designar, primeiramente, a véspera de Natal e, posteriormente, a festa de Ano Novo.

Galicismo

O professor Pasquale Cipro Neto explica que réveillon é um caso de galicismo ou francesismo. Trata-se da incorporação de palavras oriundas das línguas gaulesa e francesa ao português.

ATENÇÃO: Galicismo se refere à região de Gália e não de Gales. Esta está localizada na região onde está atualmente a França, já aquela é uma parte do Reino Unido.

Veja mais:

Desejo um feliz Natal a todos ou à todos?

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– http://clubedoportugues.com.br/clube/

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Compartilhe este texto: