Língua Portuguesa e Literatura para o Enem

RUIM: qual a pronúncia correta?

ruim

Qual a pronúncia correta?

Muita gente pronuncia a palavra ruim como um monossílabo tônico, com ênfase na letra U. Será que essa é forma correta? Vejamos!

Hiato

Um hiato ocorre quando vogais se separam na divisão silábica.

ex¹: Jo-e-lho;

ex²: Ru-im.

Isso mesmo! Ruim não é um monossílabo tônico. É uma palavra de duas sílabas – uma dissílaba. Em palavras que contêm hiato, a sílaba tônica fica, via de regra, na segunda vogal. Logo, a pronúncia correta é ruIM (“ruím”).

Veja mais no vídeo:

PS: Há um pequeno erro de digitação em uma das legendas. A grafia correta é DISSÍLABA.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.

1. Beatriz Leal

Oi, Pedro,

Mas por que exatamente “ruim” apresenta hiato e não um ditongo? É o “m” no fim da palavra que “puxa o i”?

Como fica a diferença entre a pronúncia de Luis e Luiz? (Considerando que, no primeiro caso, a grafia é mesmo sem o acento).