Língua Portuguesa e Literatura para o Enem

Viagem x Viajem – quando utilizar cada um?

Viagem-x-Viajem

Quase todo mundo já se pegou pensando se o correto é viagem ou viajem. Bem, uma boa notícia é que as duas formas existem na língua portuguesa. Porém, cada uma possui uma função distinta.

Portanto, assim como saber quando usar vírgula, é importante entender as diferenças entre viajem ou viagem:

Viagem

Viagem: substantivo. Todos os substantivos terminados em “-agem” escrevem-se com g (exceção: pajem e lajem).

• Ex¹: a mãe desejou ao filho uma boa viagem.
  • Ex²: ela planejou a viagem com antecedência.

Viajem

Viajem: conjugação do verbo viajar na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou do imperativo.

• Ex¹: pode ser que eles viajem ainda hoje. (presente do subjuntivo)
  • Ex²: viajem no próximo mês ou o preço do pacote ficará mais caro. (imperativo afirmativo).

Relembrando

Assim como o uso da crase, para não errar mais, entenda viajem ou viagem qual o correto:

• Viagem — substantivo;
  • Viajem — verbo (3ª pessoa do plural do subjuntivo ou do imperativo afirmativo).

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua, como o que é ditongo e muito mais.

Veja mais no nosso canal do YouTube — Pedro Valadares – YouTube

Envie suas dúvidas  — Tire suas dúvidas – Clube do Português Veja mais: Auferir x aferir

1. Maria

Bacana.