Língua Portuguesa e Literatura para o Enem

Vírgula vicária – o que é isso?

zeugma e elipse

Quando usar a vírgula vicária?

Há vários casos de uso da vírgula (leia aqui o guia completo), um deles é a chamada vírgula vicária. Neste texto, vamos explicar o que é isso e quando utilizar. Vamos lá!

O que é vicário?

De acordo com o dicionário Priberam, vicário é aquilo que substitui ou faz as vezes de outrem (veja aqui a diferença entre outro e outrem).

Por exemplo, o sacrifício de Jesus Cristo foi vicário, pois ele substituiu o homem na cruz.

Vírgula vicária

Então, vírgula vicária é aquela que substitui um termo da oração.

Trata-se de uma figura de linguagem chamada zeugma, um tipo especial de elipse que ocorre quando há a omissão de uma palavra anteriormente enunciada.

ex: Você joga a bola para mim e eu, para você.

OBSERVE: Você joga a bola para mim e eu (jogo) para você.

Perceba que houve a retirada do verbo jogar para evitar a repetição. Essa omissão é marcada pela vírgula vicária, que faz as vezes do verbo na oração.

Entenda melhor o que é elipse:

Gostou do texto? Então, sugerimos ler o Guia Completo da Vírgula que preparamos para você e aprofundar seus estudos no tema.

Guia completo da vírgula

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– https://www.clubedoportugues.com.br/clube/

1. Humberto

ex: Você joga a bola para mim, e eu, para você.