O texto de hoje é para o leitor Dantas Daniel, que pediu para falarmos sobre dicas para redação. Então, listamos aqui 10 pontos para quem quer escrever melhor:
1) Prefira a ordem direta – Sujeito – Verbo – Complemento
Claro que, em alguns casos, pode haver uma inversão dessa ordem para fins estilísticos. Contudo, o ideal é dar preferência à ordem direta, porque facilita o entendimento da mensagem.
2) Uma frase, uma ideia
Tentar falar tudo em uma frase só é um problema sério, pois se corre o risco de perder a linha discursiva e de confundir o leitor. Então, opte, na maior parte das vezes, por orações e frases mais sucintas.
Além disso, evite a todo custo o chamado parágrafo frasal, aquele que é formado por apenas um período. Além de complicar a compreensão do leitor, esse tipo de construção prejudica a coesão e a coerência do texto.
3) Parágrafos de, no máximo, sete linhas
Essa dica segue a mesma linha da anterior. Parágrafos muito longos passam a imagem de que o autor é prolixo. Além disso, é mais cansativo, visualmente, para o leitor ver blocos imensos de textos.
Lembre-se também de escrever pelo menos três períodos por parágrafo.
4) Evite repetição de palavras
Grande parte dos vocábulos da língua portuguesa possuem sinônimos. Então, a não ser que seja uma expressão muito específica, evite repetir palavras. Isso passa a impressão de falta de vocabulário e de capacidade de argumentação.
Neste outro artigo, listamos 7 estratégias para evitar repetir palavras.
5) Evite gírias e palavras não dicionarizadas
Essa é outra situação que demonstra falta de extensão vocabular, além de ser um vício de linguagem. Em alguns assuntos mais contemporâneos, é possível abrir uma exceção a essa recomendação, mas sempre com muito cuidado e de forma bem moderada.
Vale sempre dar uma olhada no VOLP – Vocabulário da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, para ver se a palavra já foi oficialmente integrada ao nosso idioma.
Também é interessante ter à mão os principais dicionários on-line, como o Priberam, o Aulete e o Michaelis.
6) Faça um roteiro prévio
Planejar o que se quer dizer ajuda a não perder o fio da meada e a garantir o encadeamento lógico das ideias. Então, gaste um tempinho construindo um roteiro simplificado antes de começar a escrever sua redação.
Nesse sentido, uma estratégia interesse é utilizar a técnica do outline, que consiste em criar um esqueleto do seu texto antes de começar a redigi-lo.
7) Leia bastante e preste atenção nas estratégias narrativas de cada autor
A leitura é um instrumento indispensável para quem quer escrever bem. A melhor estratégia é ler grandes autores e observar como eles constroem suas narrativas. Existem muitas técnicas por trás da escrita e aprender sobre elas é fundamental.
Além disso, essa bagagem literária vai ajudar a construir seu imaginário. Isso será fundamental para alimentar sua criatividade na hora de escrever.
8) Evite o uso de pronomes possessivos
O sentido dos pronomes possessivos varia de acordo com a referência. Logo, eles podem acabar gerando ambiguidade. Veja o exemplo abaixo:
Ex: André pediu a Pedro seu lápis.
De quem é o lápis? De André ou de Pedro? Para solucionar essa questão, bastaria reordenar a frase e retirar o pronome possessivo: André pediu o lápis a Pedro.
9) Evite o uso demasiado de adjetivos
Adjetivos carregam um alto grau de subjetividade. Dessa forma, é melhor restringir o uso.
Ex1: Este carro é muito bom.
Viu como a frase ficou genérica e não acrescentou informações relevantes para o leitor? Agora, confira este outro exemplo e veja a diferença:
Ex2: Este carro possui mais durabilidade que os demais no mercado, o preço não é alto quando comparado com outros da mesma linha e ele faz um média de 15 quilômetros por litro.
Perceba que o exemplo 1 apresenta pura e simplesmente uma opinião. Já o exemplo 2 traz fatos que permitem ao leitor verificar a qualidade do automóvel.
10) Escreva sempre
A prática leva à perfeição. Malcolm Gladwell explica que, para se tornar um especialista em determinado campo, são necessárias 10 mil horas de prática. Então, o ideal é escrever o máximo possível.
Além disso, a prática contínua vai permitir que você identifique seus pontos fracos e trabalhe para melhorá-los.
Dica bônus
Acompanhe sempre o Clube do Português. Aqui temos centenas de artigos, que vão te ajudar a ficar afiado na língua portuguesa e a escrever cada vez melhor. Para não perder nenhuma atualização, inscreva-se na nossa newsletter e receba artigos toda semana direto na sua caixa de e-mail.
Gostou do texto? Então, vale conferir nosso vídeo sobre como escrever um parágrafo perfeito:
Legal.