
Escrever bem te traz dinheiro, mesmo que você não trabalhe com produção de conteúdo.
Se comunicar de forma efetiva vai te fazer fechar mais negócios e conseguir melhores oportunidades profissionais.
Na minha carreira, aprendi que, para conseguir convencer pessoas a apoiar meus projetos, a mensagem deve ter três elementos indispensáveis.
1) Transparência
Para entender o valor deste ponto, vamos usar um exemplo contrário.
Pense nos contratos de empresas de celular ou de TV por assinatura. Sempre ficamos com a sensação de que elas estão escondendo algo da gente.
Por isso, se você quer o apoio dos outros, seja sincero e honesto na sua comunicação. Deixe claro os pontos positivos e os negativos. Se sua proposta for realmente boa, as pessoas vão aceitá-la, mesmo que contenha alguns riscos.
Começar uma relação com uma mentira é um tiro pé e compromete sua reputação.
2) Objetividade
O tempo é um dos bens mais preciosos que temos. Assim, quanto mais claro e assertivo você for, maior a chance de as pessoas prestarem atenção na sua mensagem.
Aqui a regra é clara: as principais informações devem vir logo no início do seu texto – como bem ensina o professor Othon no seu livro “Comunicação em prosa moderna”.
Nada é mais chato do que ler uma imensa contextualização até chegar ao que realmente interessa.
3) Nível correto de informatividade
Em um texto eficaz, devemos usar informações que o leitor já conhece para introduzir outras que ele ainda não sabe.
De acordo com a professora Ingedore Koch, informatividade é o grau de previsibilidade da informação de um conteúdo.
Quanto mais informações novas, maior a grau de informatividade e vice e versa. Por isso, um erro que muita gente comete é tentar convencer uma pessoa leiga usando linguagem técnica.
O problema é que, se um texto introduz muitas informações desconhecidas pelo leitor, ele acaba se tornando incoerente. A pessoa não consegue entender bulhufas.
Em contrapartida, se o conteúdo só traz coisas já sabidas, ele se torna desinteressante e inútil. É o famoso chover no molhado.
Por isso, é importante saber dosar bem o nível de informatividade.
Você precisa de atenção
Esses três elementos servem para as mais diversas situações e tipos de textos: projetos, propostas comerciais, carta de vendas, e-mails e até para palestras e pitches.
Posso garantir que, se você adotá-los na sua mensagem, muita gente vai te dar atenção. E a atenção é a mãe dos bons negócios.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre três prejuízos que os erros de português trazem para sua carreira:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.