Erros de português podem te custar muito dinheiro

Se sua empresa trabalha com produção de relatórios de inteligência, análises de mercado ou outros produtos e serviços baseados em conteúdo, tenho um alerta importante para te dar.

Muitas vezes, percebemos que a produtividade de uma equipe de redatores cai por causa de problemas com a língua portuguesa. Neste artigo, vou apresentar três sinais de que os redatores da sua empresa precisam de uma reciclagem gramatical. Vamos lá!

1) Você gasta grande parte do seu tempo corrigindo erros básicos

Seu papel como líder é garantir a qualidade e a produtividade do seu time. Quando você gasta mais tempo reescrevendo textos do que gerenciando pessoas ou entregando valor, há algo errado.

Esse retrabalho gera um desperdício de dinheiro e te sobrecarrega. O pior de tudo é que, na maioria das vezes, os erros se repetem. Isso demonstra que é necessário que os redatores relembrem os principais temas da gramática, como o uso da crase, a pontuação e os pontos principais da reforma ortográfica.

2) Os textos parecem uma colcha de retalhos

Quando a leitura do texto parece truncada, é sinal de que há um problema de coesão e de coerência. Muitas vezes, principalmente quando a demanda aumenta, os redatores passam a juntar pedaços de conteúdos para tentar formar um relatório ou um artigo mais amplo.

A questão é que isso, muitas vezes, pode prejudicar o entendimento e a fluidez do texto, o que torna a leitura desagradável. Esses equívocos, no entanto, podem ser resolvidos rapidamente com algumas aulas sobre conectivos, construção de parágrafos, tópico frasal e outros pontos que envolvem a estruturação de um bom conteúdo.

3) Os clientes estão insatisfeitos

Este último sinal é, com certeza, o mais grave de todos. Enquanto os dois anteriores aparecem no âmbito interno da equipe, esse terceiro joga contra a imagem da empresa.

Quando os clientes passam a reclamar da qualidade do serviço, entramos em um campo perigoso. Agora o valor que você entrega está em xeque.

Nesse cenário, é importante que você aja proativamente para antecipar os problemas na escrita da sua equipe de redação. É hora de atuar para resolver esse gap de competência o mais rápido possível.

Qualidade como diferencial competitivo

Na mesma proporção em que textos mal escritos depõem contra sua instituição, conteúdos bem redigidos se transformam em um diferencial competitivo.

Uma equipe de redatores competente é um ativo de altíssima qualidade para uma empresa. Formar bons escritores demanda tempo e investimento, mas os retornos são positivos, porque seus serviços vão se destacar no mercado.

Se você identificou algum dos sinais listados neste artigo, o Clube do Português pode te ajudar. Temos um curso online de língua portuguesa focado em produtores de conteúdos, no qual ensinamos o essencial que um redator precisa para escrever corretamente.

Também ministramos capacitações presenciais e customizadas para sua empresa. Se essa for a melhor solução para sua equipe, entre em contato conosco pelo e-mail contato@clubedoportugues.com.br. Estaremos a postos para te ajudar!