A dissertação é um tipo de discurso que tem como objetivo discorrer sobre um tema. Ela pode ser expositiva ou argumentativa. Neste artigo, vamos tratar da dissertação argumentativa e falar de 5 passos essenciais para estruturá-la. Vamos lá!

1) Assunto

É o campo mais geral de uma dissertação. Por exemplo, uma dissertação pode discorrer sobre a situação da mulher na sociedade brasileira. Trata-se de um primeiro direcionamento, ainda bastante genérico.

2) Tema

O tema é uma delimitação do assunto. Ele é sempre restrito e trata de algo que a maioria das pessoas sabe. No nosso exemplo, o tema poderia ser a violência contra a mulher. Perceba que ele já faz um recorte sobre a situação da mulher na sociedade brasileira.

3) Tese

A tese é o ponto de vista do autor sobre o tema. Por exemplo, a cultura machista no Brasil é um dos fatores que mais influenciam na violência contra a mulher. Aqui não estamos tratando do que todos conhecem sobre o assunto – o tema -, mas sim sobre o que o escritor acredita.

4) Argumentos

Os argumentos vão fundamentar a tese, ou seja, vão buscar convencer o leitor de que o ponto de vista que o autor defende é verossímil e razoável. Existem diferentes tipos de argumentos, como o baseado em exemplos, o que faz uso de analogias ou o que lança mão de ilustrações. Tratamos desse tema em outro artigo aqui no Clube do Português. Vale muito a pena conferir para aprofundar seus estudos. Por exemplo, para defender que o machismo aumenta os casos de violência contra as mulheres, o autor pode argumentar que os homens se sentem donos das mulheres e assim pensam que podem castigá-las caso sejam desobedecidos. Para ilustrar a tese, ele pode tratar de uma situação real na qual um homem machista agrediu uma mulher.

5) Conclusão

A conclusão é uma paráfrase da tese, ou seja, uma reescritura. Ela deve agregar elementos dos argumentos utilizados nos parágrafos anteriores e reforçar o ponto de vista defendido pelo autor. Por exemplo, pode-se defender que enquanto não forem adotadas medidas para combater o machismo na sociedade, as mulheres continuarão sendo vítimas de violência. Gostou do artigo? Então, vale a pena conferir o vídeo no qual damos 3 dicas para melhorar seu texto imediatamente:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) . * Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o nosso Guia da Redação.