Entrevista com professor Fernando Pestana, referência em provas de concurso

Fernando Pestana é um defensor ferrenho do estudo de gramática e da leitura de bons textos literários. Ele é professor de Língua Portuguesa formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Linguística pela Universidade do Porto (Portugal) e tem mais de 20 anos de estrada ministrando aulas presenciais e on-line.

Além disso, é autor de duas obras de referência no campo dos concursos e dos certames militares: A Gramática para Concursos Públicos e A Gramática para Concursos Militares.

Nesta entrevista, Pestana fala sobre as diferenças entre as provas de cada tipo de seleção, sobre mitos gramaticais e sobre como estudar os tópicos de Língua Portuguesa. Ademais, ele aborda a situação atual do ensino de gramática nas escolas e dá conselhos para os estudantes que desejam ingressar no curso de Letras. Confira!

Fernando Pestana, autor de "A Gramática para Concursos Públicos" e "A Gramática para Concursos Militares".

Diferenças entre provas de concursos públicos e provas de concursos militares

Clube do Português: Qual é a principal diferença entre estudar gramática para concursos públicos e para vestibulares e concursos militares? Quais tópicos costumam ser mais cobrados em cada um?

Fernando Pestana: A diferença reside no objetivo (o cargo ou a profissão almejada), o que implica o estudo de perfis diferentes de cobrança: as bancas para concursos públicos (em geral), trabalham equilibradamente as questões gramaticais, de texto e de interpretação; já as militares cobram muitas regras da gramática normativa.

Mitos gramaticais

Clube do Português: Com a sua experiência, quais são os principais mitos sobre gramática que você gostaria de esclarecer para os candidatos?

Fernando Pestana: Há muitos mitos, mas o principal é este: não vem caindo tanta gramática nos concursos. Isso é falso e cria uma sensação errada de desnecessidade do estudo da gramática.

Melhor ordem para estudar gramática

Clube do Português: Para os candidatos que estão começando agora a se preparar, por onde você sugere começar no estudo da gramática? Há uma ordem lógica para abordar os temas?

Fernando Pestana: A melhor sequência é esta:

1. fonologia;
  2. acentuação gráfica;
  3. ortografia;
  4. semântica;
  5. estrutura e processo de formação de palavras;
  6. classes de palavras;
  7. sintaxe do período simples;
  8. sintaxe do período composto;
  9. colocação pronominal;
  10. pontuação;
  11. concordância;
  12. regência;
  13. crase;
  14. figuras de linguagem;
  15. coesão e coerência;
  16. interpretação de textos.

Ensino de Língua Portuguesa no Brasil

Clube do Português: O Brasil ocupa atualmente as piores posições em avaliações internacionais de linguagens. A que o senhor atribui esse desempenho?

Fernando Pestana: Existem muitos fatores. Seguem os dois principais: (1) falta de leitura de bons textos literários dentro e fora de sala de aula (isso vale para professores e alunos) e (2) falta de ensino sério de gramática tradicional para os graduandos dos cursos de Letras, os quais se tornam os futuros professores (despreparados) da nossa sociedade.

Conselho para futuros estudantes de Letras

Clube do Português: Por fim, gostaria de saber qual conselho o senhor dá para os estudantes que desejam ingressar no curso de Letras para se tornarem professores de Português no futuro?

Fernando Pestana: Estudem gramática normativa tradicional por fora. Não caiam na ladainha de que a gramática é opressora, elitista, anacrônica, etc. Sejam questionadores e investigadores.

Outros artigos relacionados ao tema