Baba ou Babá: quando usar cada palavra?

As palavras baba e babá existem na Língua Portuguesa, mas têm significados e usos distintos. Neste artigo, vamos te mostrar quando e como utilizar cada uma. Vejamos!

Cachorro com a língua de fora. Acima está escrita: baba x babá

Quando usar “baba”?

A palavra baba é um substantivo feminino que indica a saliva que escorre pela boca. Ademais, o termo também representa a conjugação do verbo babar na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Nesse sentido, é importante destacar que estamos diante de uma paroxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a antepenúltima da palavra (ba-ba). Como na Língiua Portuguesa as paroxítonas terminadas em “a” não são acentuadas, nunca devemos escrever “bába”.

Exemplos com “baba”

• A roupa do neném estava toda suja de baba.
  • A minha cachorra baba muito quando está cansada.
  • A tia do Marcos prepara uma baba de moça que é uma delícia.

Quando usar “babá”?

Babá, com acento agudo no último “a”, é um substantivo feminino que representa uma mulher que é paga para cuidar de crianças. Nesse caso, estamos diante de uma palavra oxítona, ou seja, aquela em que a sílaba tônica é a última (ba-).

Segundo o Acordo Ortográfico, as oxítonas terminadas em “a” ou “as” devem sempre ser acentuadas (babás, cajá, maracujá, carajás, etc.)

Uma curiosidade interessante é o termo babá é característico do português brasileiro. Dessa forma, ele não é largamente utilizado em outros países de lusófonos.

Por exemplo, em Portugal, o vocábulo babá, de acordo com o dicionário Priberam, é um substantivo masculino que dá nome a um tipo de pudim ou bolo.

Exemplos com “babá”

• A babá do meu sobrinho é muito carinhosa.
  • Todos os dias, as babás se encontram no fim da tarde para as crianças brincarem juntas.
  • A profissão de babá é uma das mais importantes de uma sociedade.

Qual o masculino de babá?

Historicamente, a profissão de babá sempre foi muito associada às mulheres. Contudo, nada impede que homens exercem essa função.

Nesse sentido, de acordo com a professora Sara Mourato, a palavra seguiria o que ocorre com outras profissões sem morfema final de gênero, como artista, pianista ou xerife. Asssim, podemos  babá se enquadra nesse grupo e é um substantivo comum de dois. Por isso, o masculino de babá seria o babá.

Resumo

Para fechar este artigo, confira um resumo de quando utilizar cada palavra no mapa mental abaixo:

Mapa mental de quando utilizar as palavras baba e babá

Outros artigos relacionados ao tema