Crase

Veja quando utilizar crase antes de ‘disposição’.

Para resolver a dúvida que dá título a este texto, é necessário relembrar o que é crase. Trata-se, de modo geral, do encontro entre duas vogais iguais.

VEJA: A + A = À

O caso mais recorrente de crase é o encontro entre uma preposição e um artigo definido feminino.

PAUSA: Antes de continuar a leitura, vale muito a pena você ler este outro artigo que preparamos com 6 dicas sobre a crase. Ele vai te ajudar a entender melhor este texto. Leia e volte aqui! Seu estudo vai ficar muito mais completo.

Há crase antes de ‘disposição’?

Depende. O primeiro passo para resolver essa dúvida é verificar se existe uma preposição. Isso vai depender da estrutura do texto. Observe:

ex¹: A disposição para fazer exercícios é um passo importante para manter uma vida saudável.

Perceba que na frase não há a presença de uma preposição. Somente do artigo A.

ex²: O padre estava sempre à disposição dos mais necessitados.

Como saber se tem ou não crase?

A forma mais prática de identificar se há ou não o encontro entre preposição e artigo é substituir a expressão feminina por uma masculina.

ex: O padre estava sempre ao alcance dos mais necessitados.

Note que há ali uma preposição => A + O. Logo, se utilizarmos a expressão feminina, teremos a aparição da crase – à disposição.

Veja: O padre estava sempre (a + a) disposição dos mais necessitados.

VEJA MAIS: Neste outro artigo, explicamos quando utilizar a crase com ‘aquele’ e ‘aquela’. Vale a leitura!

Disposição: significados

Segundo o dicionário Aulete, o substantivo disposição tem três significados distintos:

1) Ação ou resultado de dispor ou de estar disponível;

É esse o sentido empregado na expressão à disposição.

2) Arranjo ou distribuição;

ex: A disposição das mesas permitia que o professor caminhasse livremente pela sala.

3) Posição de algo em relação ao contexto, ao lugar em que está situado;

ex: A disposição das janelas ajuda a iluminar o ambiente.

***

Para você dominar a crase de uma vez por todas, preparamos um guia completo para te ajudar:

Assista também:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– https://clubedoportugues.com.br/clube/

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues