Afinal de contas, qual a diferença entre as expressões em princípio e a princípio? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida e explicar quando utilizar cada uma das locuções. Vamos lá!

Princípio

Para entender o sentido das expressões, é importante entender os significados da palavra princípio. Ela pode indicar um preceito ou uma regra. Pode também representar o início ou começo de algo.

ex¹:  Alguns políticos não respeitam o princípio da moralidade.

ex²: Desde o princípio desse trabalho, eu estou me dedicando mais que todos.

A princípio

Essa locução adverbial significa para começar, no início.

ex¹: A princípio, eu desconfiava do sucesso daquela empreitada. Porém, depois percebi que ela seria bem sucedida.

ex²: Para fazer uma boa prova, é necessário, a princípio, estudar bastante.

ATENÇÃO! Antes de palavras masculinas, não há crase. Logo escrever à princípio está errado!

Em princípio

Já essa expressão significa conceitualmente, de forma geral.

ex¹: Em princípio, é possível concordar com a tese de que os políticos são um reflexo da sociedade.

ex²: O juízes, em princípio, deveriam se balizar majoritariamente pela lei.

Gostou do texto? Então, vale a pena conferir o vídeo que fizemos sobre a PROSOPOPEIA:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um novo site).