A grafia correta é aberto. A palavra abrido não existe e não pode ser usada como particípio do verbo “abrir”. Neste artigo, vamos explicar por que só a primeira forma está certa. Vejamos!

Particípio

Antes de qualquer coisa, vamos rememorar o que é o particípio. Trata-se de uma das formas nominais do verbo. Ele representa uma ação já finalizada e apresenta, normalmente, terminação “-ado” ou “-ido”.

ex: comprado, imprimido, pagado, chegado, partido, morrido, etc.

Em determinadas circunstâncias, o particípio pode assumir função de adjetivo ou advérbio.

Particípio regular x Particípio irregular

Os verbos podem ter um de dois tipos de particípio: regular e irregular. Entretanto, também podem ser verbos abundantes (possuem os dois tipos de particípio).

particípio irregular, em geral, é formado pelo radical do verbo e pelos sufixos “-to” e “-so”.

ex: escrito, pago, visto, feito, coberto.

Em contrapartida, o particípio regular é terminado em “-ado” ou “-ido”. A maior parte dos verbos apresenta esse tipo de particípio, como vimos acima.

Além disso, os verbos abundantes são os que possuem os dois tipos de particípio.

ex: impresso x imprimido, morrido x morto, salvado x salvo, pago x pagado.

Aberto

Nesse sentido, vale dizer que abrir não é um verbo abundante. Em outros termos, ele tem apenas uma forma de particípio, que é o particípio irregular aberto. Assim, vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

• Ele tinha aberto a porta para mim.
  • O evento foi aberto pelo diretor da empresa.
  • A essa hora, ele já deve ter aberto o estúdio.

Gênero

Vale destacar que o particípio pode ser usado como adjetivo ou substantivo. Nesse âmbito, ele apresenta flexão de gênero e de número:

• A porta foi aberta e o cachorro.
  • Quando cheguei, a loja já estava aberta.
  • A caixa do brinquedo veio aberta. Então, tive que devolvê-la.

Gostou do texto? Então, vale a pena ler também os seguintes artigos: