Tanto aceito quanto aceitado estão corretos, mas devem ser utilizados em situações diferentes. Neste artigo, vamos explicar quando usar cada termo. Vejamos!

Verbo abundante

Primeiramente, é preciso destacar que aceitar é um verbo abundante. De acordo com os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra, “são chamados de abundantes os verbos que possuem duas ou mais formas equivalentes. […] Na quase totalidade dos casos, essa abundância ocorre apenas no particípio”.

Trocando em miúdos, isso significa que o verbo tem dois particípios: um regular (aceitado) e outro irregular (aceito).

Quando usar “aceitado”?

De acordo com as regras gramaticais, o particípio regular (aquele terminado em -do) deve ser utilizado na formação de tempos compostos da voz ativa acompanhados dos verbos ter e haver. Vejamos alguns exemplos:

• Ele havia aceitado o convite, mas mudou de ideia em cima da hora.
  • João tinha aceitado o fato de que precisaria estudar bastante para subir na carreira.
  • Os compradores haviam aceitado o acordo, mas, no último instante, desistiram do negócio.

Quando usar “aceito”?

Já o particípio irregular deve ser usado quando a locução verbal for composta pelos verbos auxiliares ser e estar. Vamos conferir alguns casos dessa regra:

• Esse acordo foi aceito por todos os membros da equipe.
  • O novo prato foi muito bem aceito pelos clientes.
  • O desafio está aceito!

Adjetivo e substantivo

Segundo as professoras Pilar Vázquez Cuesta e Maria Albertina Mendes da Luz, os particípios irregulares podem exercer a função de adjetivo e substantivo. É o caso de aceito.

• O aceito para o cargo deve começar a trabalhar na segunda-feira (substantivo)
  • O acordo aceito envolvia a participação de todos os partidos. (adjetivo)

Para fechar, vale ressaltar que, nessa situação, é possível haver variação de gênero e de número. Veja:

• Os aceitos para o cargo devem começar a trabalhar na segunda-feira (substantivo)
  • A proposta aceita envolvia a participação de todos os partidos. (adjetivo)

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.