advérbio x adjetivo

Qual a diferença entre advérbio e adjetivo?

Distinguir um advérbio de um adjetivo é muito importante para realizar uma concordância nominal correta. Neste artigo, vamos explicar os dois conceitos e mostrar com identificar cada um. Vejamos!

Regra básica

Uma regra básica para diferenciar esses dois termos está relacionada com a flexão de gênero e número: Adjetivos – variam em gênero e número de acordo com o termo que acompanham; ex: As mulheres fortes são fundamental na construção de um país. VEJA MAIS: Como complemento, recomendamos você ler o artigo que trata dos adjetivos biforme e uniformes. Advérbio – são termos invariáveis – não possuem flexão de gênero e número. ex: Eles chegaram tarde ontem à noite.

Companhia

Outro fator que diferencia advérbio de adjetivo é o termo que cada um acompanha. Adjetivos – Acompanham e qualificam o substantivo; ex: Cidades (substantivo) grandes (adjetivo) têm muitos desafios a enfrentar. Advérbios – o advérbio se conecta e modifica os verbos, os advérbio e os adjetivos. ex¹: Ele correu (verbo) insanamente (advérbio) para não se atrasar para o compromisso. ex²: Ao contrário dos outros dias, João saiu realmente (advérbio) cedo (advérbio) hoje. ex³: Maria é um mulher muito (advérbio)  inteligente (adjetivo). LEIA MAIS: Vale a pena você conferir o artigo que fizemos sobre a classificação dos advérbios. Seu estudo ficará muito mais completo. Leia! Assista também:

* Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.