A palavra amém pode exercer duas funções. Como interjeição, a expressão aparece no âmbito religioso para indicar a aprovação a um texto de fé. Nesse caso, estamos diante de um termo invariável, que só pode ser utilizado no singular.

Como substantivo, o vocábulo tem um sentido mais amplo. Ele indica o ato ou ação de concordar com algo. Nesse contexto, a palavra pode ser flexionada para o plural – améns.

ex: Não preciso dos seus améns para seguir em frente com meu projeto.

Por que amém tem acento?

D acordo com as normas da língua portuguesa, deve-se acentuar as palavras oxítonas (aquelas em que a tônica é a última sílaba) terminadas com em e ens . É exatamente o caso de amém e de améns.

Veja outros exemplos de palavras que seguem essa regra: também, alguém, armazém, ninguém, recém, refém, parabéns, armazéns, vinténs, reféns.

Amém x Ámen

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. O dicionário Priberam mostra que amém e ámen são termos que possuem o mesmo significado. Vale destacar que existe ainda a grafia âmen.

Ressalta-se que o plural das formas ámen e âmen é, respectivamente, ámenes e âmens, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa e o Dicionário Houaiss.

Esse fenômeno em que uma mesma palavra possui diferentes grafias é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes

Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.

Por fim, ressalta-se que a expressão, que chegou ao português por meio do latim eclesiástico, tem origem no hebraico e significa “assim seja“.

Cf. A etimologia da palavra amém

*

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site) .