A imagem mostra uma senhora nativa sorrindo. Embaixo está escrito: "autóctone - o que significa isso?"
Conheça o significado, a origem e a classificação dessa palavra

Qual o significado da palavra autóctone? Neste artigo, vamos responder essa pergunta e faremos uma análise completo desse termo. Vejamos!

Significado e orgiem de autóctone

O dicionário Houaiss (p.224) traz cinco significados para a palavra:

  1. Que ou quem é natural do país ou da região que habita e descende das raças que ali sempre viveram (é sinônimo de aborígene ou de indígena);
  2. Que se origina da região onde é encontrado, onde se manifesta (ex: estudiosos brasileiros consideram o samba uma manifestação autóctone);
  3. No campo da geologia, indica a rocha cujos constituintes se formaram no local;
  4. No âmbito da medicina, tem o sentido de algo formado ou originado no local onde é encontrado (coágulo autóctone);
  5. No contexto da linguística, diz-se da primeira língua que se falou em um país ou de quaisquer de suas características (ex: idioma ou pronúncia autóctone).

Ainda segundo o Houaiss, o vocábulo tem origem na palavra grega autókhthõn, que tem o sentido de “originário do próprio solo, que nasce do próprio solo (planta)”.

Classificação e acentuação

A palavra é um adjetivo comum de dois gêneros ou uniforme. Isso significa que ela não tem flexão de gênero, sendo usada da mesma forma com substantivos masculinos e femininos.

Ex: Idioma autóctone x População autóctone.

Vale ressaltar também que o termo recebe acento agudo por ser um vocábulo proparoxítono, ou seja, por ter a antepenúltima sílaba como tônica (au-tóc-to-ne).

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre o significado do verbo RECRUDESCER: