Afinal de contas, a forma correta é bem-estar ou bem estar? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida e mostrar qual regra se aplica a esse caso. Vejamos.

Combinação

Bem-estar é um substantivo composto formado por combinação, mais especificamente por justaposição.

Nesse processo de formação de palavras, como explicam Celso Cunha e Lindley Cintra, ambos os termos mantêm sua integridade, ou seja, não há perda de letras.

Outros exemplos de expressões originadas por esse caminho são: beija-flor, couve-flor, tira-teima, bem-te-vi.

Por que bem-estar tem hífen?

Segundo o professor Fernando Pestana, devemos utilizar o hífen nos termos compostos formados com o advérbio “bem” quando a segunda palavra começar:

1) Com as vogais a, e, i, o: bem-aventurado, bem-estar, bem-intencionado, bem-ouvido;

2) Com as consoantes b, c, d, f, h, m, n, p, q, s, t, v: bem-bom, bem-criado, bem-ditoso, bem-falado, bem-humorado, bem-mandado, bem-nascido, bem-parado, bem-querer, bem-soante, bem-sucedido, bem-talhado, bem-visto, bem-vindo.

OBS: Vale destacar que o termo mal-estar também é grafado com hífen.

Qual o plural de bem-estar?

Apesar de ser composto por dois termos invariáveis (advérbio + verbo), o substantivo pode ser flexionado para o plural: bem-estares.

ex: O governo deve prezar pelos bem-estares dos cidadãos.

Essa forma está registrada nos dicionários Aulette, Priberam e Michaelis.

Definição

O dicionário Houaiss traz as seguintes definições para a palavra bem-estar:

1. Estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito;
  2. Sensação de segurança, conforto, tranquilidade;
  3. Condição material capaz de ensejar uma existência agradável, prosperidade.

Gostou do texto? Então, vale a pena conferir nosso vídeo sobre se o correto é sociocultural ou sócio-cultural: